Carta aberta aos participantes do "Workshop" de Fátima

Caros amigos,


 


Regressado dos últimos dois dias do Workshop "Restaurando o Sagrado com a Santa Missa Tradicional", ecoam no meu pensamento as palavras que o Rev. Scott A. Haynes me dirigiu pessoalmente em Fátima: "Agora está nas vossas mãos". Foi junto à Basílica, pouco depois da Missa Solemnis que o Rev. C. Frank Phillips ali celebrou. O padre Scott indicava-me de forma muito clara a obrigação a que somos chamados e a esperança que aqui vieram encontrar e fortalecer.


 


De facto, se há lição a tirar do curto espaço de tempo em que estivemos na Cova da Iria com os Cónegos de São João Câncio, é a da esperança. Jovens seminaristas, padres, diáconos e leigos das mais diversas dioceses, presentes numa série de conferências sobre liturgia tradicional, deixam-nos confiantes no futuro. Saber, de fonte segura, que muitos mais se inscreveram e acabaram por desistir devido a ameaças e com receio de represálias, alerta-nos também para a existência de um enorme potencial em Portugal, entre o clero e não só, prestes a explodir mal se verifiquem condições de segurança mínimas perante os seus bispos e párocos. Enfim, ver a Basílica de Fátima com metade da nave razoavelmente composta para assistir a uma Missa no Rito Romano Extraordinário é a visão de uma verdadeira e real esperança de que, também por cá, há-de renascer o amor esquecido à milenar Tradição Católica, assim sejamos capazes de a servir com espírito de missão: "Agora está nas vossas mãos". Nas nossas!


 


Espero sinceramente que toda a experiência deste workshop dê frutos abundantes. Há que agradecer, mais uma vez, do fundo do coração aos Cónegos que nos proporcionaram esta ocasião única e rara de encontro a nível nacional, de aprendizagem, de aprofundamento, de contacto. Que todas as intenções que formulámos entre nós sejam agora definitivamente postas em prática. Que nos mexamos. Que não desistamos de lutar, mesmo contra as piores adversidades. É o que desejo e espero com elevada esperança poder ver nos próximos tempos, com o surgimento desses frutos.


 


Mãos à obra!


 


***


 


Foram-me prometidas imagens de vídeo e fotografias da Missa na Basílica e das restantes celebrações na capela do Opus Angelorum. A seu tempo, logo as receba, partilharei convosco e escreverei sobre alguns aspectos litúrgicos que me pareceram dignos de comentário. Entretanto, podem encontrar algumas fotos aqui, da autoria de Scott Smith.

publicado por Afonso Miguel às 21:27 | link do post | comentar